Assuma o Controle Financeiro da sua Empresa!
Tenha um escritório contábil cuidando de todas as burocracias para você.
Abra sua empresa agora mesmo!Tenha um escritório contábil cuidando de todas as burocracias para você.
Abra sua empresa agora mesmo!Com a chegada do fim de ano e o período de planejamento financeiro, o Governo de Roraima regulamentou novas regras para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026.
Nesta quarta-feira, 17, o governador Antonio Denarium assinou o decreto que assegura o cumprimento integral da Lei nº 1.965/2024, permitindo o pagamento do imposto em cota única com desconto de 10% ou parcelado em até 10 vezes iguais.
A Sefaz (Secretaria da Fazenda) já iniciou a elaboração da portaria conjunta entre com o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), que irá definir a tabela e o calendário do imposto. O documento ainda passará por apreciação e aprovação do Executivo estadual antes de ser divulgado oficialmente à população.
A medida integra a regulamentação que permitirá aos condutores efetuar o pagamento do IPVA em cota única, com desconto de 10%, ou parcelado em até 10 vezes iguais no exercício de 2026.
A mudança foi anunciada durante reunião entre o governador, o deputado estadual Dr. Meton e o secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas.
Segundo o chefe do Executivo, a iniciativa busca facilitar o planejamento financeiro da população roraimense, especialmente no início do ano.
“Tenho dialogado constantemente com os deputados estaduais sobre políticas públicas que possam facilitar a vida das pessoas. Essa é mais uma conquista construída com diálogo institucional e foco no cidadão”, destacou o governador.
“Essa ação faz parte do nosso Projeto de Lei apresentado na Assembleia que busca atender disponibilizar o parcelamento em 10 vezes e graças ao diálogo com o Governo chegamos a essa bela notícia de hoje para a nossa população. Com isso a Lei atinge o objetivo final”, acrescentou o parlamentar.
O secretário da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, explicou que a ampliação do parcelamento foi resultado de estudos técnicos realizados pela equipe da Sefaz.
“Inicialmente, conseguimos atender à lei com o parcelamento em até seis vezes. Este ano, por determinação do governador, realizamos uma nova análise técnica que comprovou a viabilidade da ampliação para até 10 parcelas, garantindo o cumprimento pleno da legislação tributária estadual”, afirmou.
A tabela com valores, prazos e datas de vencimento do IPVA 2026 será divulgada assim que a Portaria Conjunta Sefaz/Detran-RR for concluída e aprovada.
Fonte: SEFAZ/RR (Retirado do Meu Site Contábil)
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
Itec Contabilidade Consultiva